Pesagem de Condensado
QUANTIFICAÇÃO DO CONSUMO DE VAPOR ATRAVÉS DA PESAGEM DE CONDENSADO:
Existem diversos métodos para se medir e quantificar o consumo de vapor, alguns mais sofisticados através de cálculos teóricos ou aparelhos engenheirados e outros, como neste caso, mais simples! O importante sempre é a confiabilidade do método.
Sabe-se que cada litro de água que entra numa Caldeira ou Gerador forma 1 kg de vapor. Da mesma maneira, cada kg de vapor resulta em 1 litro de água quando este se condensa.
Isto posto, o consumo de vapor pode ser determinado diretamente, medindo-se a massa de condensado coletada em um tambor ou recipiente ao longo de um determinado período. A pesagem do condensado é um método mais preciso do que cálculos teóricos, caso as perdas de vapor instantâneo (que não são consideradas) sejam pequenas.
Claro que este método não pode ser aplicado em processos de injeção direta de vapor, nos quais não é possível coletar o condensado.
A Figura abaixo mostra um teste sendo realizado em um Trocador de Calor de placas. Neste caso, são mostrados um tambor ou recipiente e uma balança de plataforma, mas instalações menores podem ser testadas com a mesma precisão usando um balde e uma balança doméstica. Este método é bastante fácil de configurar e pode-se confiar nele para fornecer resultados muito precisos.

SEQUENCIA DE PROCEDIMENTOS;
- 1º.) Deve-se garantir que apenas o condensado produzido durante o teste seja medido. Drenar completamento o equipamento através da válvula de by-pass 1;
- Pesar o tambor ou recipiente com uma quantidade suficiente de água fria. A quantidade de água fria irá depender do tamanho do tambor e também do tempo de medição mas, pode-se estimar entre 25% a 30% do volume do tambor;
- O tubo de saída do purgador deve ser mergulhado na água fria para permitir a condensação do vapor Flash (vapor instantâneo) resultante da descompressão do condensado, evitando perdas para o ambiente;
- Fornecer vapor ao equipamento e observar o aumento de peso ao longo do tempo determinando assim o consumo médio de vapor.
- Ao final, drene / colete o condensado restante internamento ao equipamento e adicione o mesmo ao condensado no recipiente antes de pesar.
Embora este método forneça a taxa média de consumo de vapor, se o peso do condensado for registrado em intervalos regulares durante o teste, as taxas de consumo de vapor correspondentes serão determinadas. Quaisquer picos evidentes se tornarão aparentes e poderão ser levados em consideração ao se decidir a capacidade dos acessórios associados. É importante observar que o teste é conduzido com o condensado sendo descarregado em um sistema atmosférico. Se o teste estiver sendo usado para quantificar o consumo de vapor em uma instalação que, de outra forma, teria uma contrapressão de condensado, a capacidade do purgador de vapor deve ser proporcional à pressão diferencial esperada.
O teste deve ser realizado pelo maior tempo possível para minimizar o efeito de erros de medição. É sempre recomendável realizar três testes em condições semelhantes e calcular a média dos resultados para obter uma resposta confiável. Descarte quaisquer resultados que sejam muito diferentes dos demais e, se necessário, realize mais testes.
Estes procedimentos irão garantir a quantificação confiável do consumo de vapor.
Observação: Em equipamentos com consumos elevados de vapor, este método não será viável devido aos tamanhos dos componentes envolvidos.
UTILIZAR VAPOR É SIMPLES.
UTILIZAR VAPOR COM MÁXIMA EFICIÊNCIA E MENOR CUSTO É A ESPECIALIDADE DA


